XI Congresso dos Amigos da Leitura

Mais de mil crianças e adolescentes, integrantes do Projeto “Eu sou Cidadão – Amigos da Leitura”, oriundos dos municípios cearenses, estiveram presentes na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, na manhã desta quarta-feira, 19/4, para o XI Congresso dos Amigos da Leitura, evento realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, a Secretaria da Cultura do Estado (SECULT), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Ministério Público do Trabalho (MPT), o UNICEF, a Associação dos Municípios do Ceará (APRECE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME-CE).

A Presidente da APDMCE, senhora Rosa Almeida, subiu ao palco com a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, o secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, A promotora da 7ª. promotoria de justiça da infância e da juventude Dra Antônia Lima Sousa, o representante do UNICEF, Rui Aguiar, além dos representantes da Secretaria da Educação do Estado, da Fundação Demócrito Rocha, do Ministério Público do Trabalho, Dr Antônio Oliveira, e da APRECE Osvaldo Honório Lemos Neto, compuseram a mesa de abertura da atividade.

Criado em 2002, o Projeto vem transformando a vida de milhares de crianças e adolescentes através do incentivo à Leitura e proporcionando debates de temas como gravidez na adolescência, convívio com o semiárido, respeito às diferenças etc. Neste ano, a Gentileza será o tema abordado na ação, tendo como ferramenta o livro “De Esfulepante a Felicitante – Uma questão de Gentileza”, lançado durante a atividade pela escritora e jornalista, Ana Márcia Diógenes.

Logo após o

evento de congraçamento no Auditório Mestres e Mestras do Ceará, os Amigos da Leitura visitaram todos os espaço da Bienal, momento de muita alegria e interação.

Municípios presentes ao XI Congresso dos Amigos da Leitura:

ACOPIARA, APUIARÉS, BARREIRA, BARROQUINHA, CAPISTRANO, CARNAUBAL, CASCAVEL, CHORÓ, CRATEÚS, CRUZ, DEP. IRAPUAN PINHEIRO, FORQUILHA, FORTALEZA-CPM, FRECHEIRINHA, GUAIÚBA, HIDROLÂNDIA, HORIZONTE, IGUATU, ITAIÇABA, ITAPIÚNA, JAGUARIBE, LIMOEIRO DO NORTE, MARACANAÚ, MARANGUAPE, MASSAPÊ, MERUOCA, MILHÂ, MIRAÍMA, MOMBAÇA, MORRINHOS, PACAJUS, PACATUBA, PALMÁCIA, PINDORETAMA, PIQUET CARNEIRO, QUITERIANÓPOLIS, QUIXERAMOBIM, QUIXERÉ, RERIUTABA, RUSSAS, TEJUÇUOCA, TIANGUÁ, URUBURETAMA.