Projeto o Ceará Cresce Brincando – Relatório de atividades do primeiro trimestre do Município de Cruz

Cruz no decorrer desse primeiro trimestre de 2016, desenvolveu atividades na perspectiva de assegurar o direito de brincar e despertar o gosto pela leitura nas crianças do município.

No mês de janeiro a sequência trabalhada foi, “Nessas férias muita alegria e diversão…venha curtir aqui brincadeiras de montão! ”, com o tema: “ Brincando num mundo de faz-de-conta”, uma vez que janeiro ainda é mês de férias, foi realizada rodas de conversas enfatizando a importância desse período e a apresentação do grupo. A Secretaria de Educação e as famílias participaram dessa ação.

Durante o período do mês de fevereiro ocorreram atividades lúdicas na Brinquedoteca dentro e fora do espaço. E a sequência desenvolvida nesse mês foi “Vem brincar com a gente vem, a amizade vem também.” As atividades desenvolvidas foram: Contação de história, e as brincadeiras, três três passará, trem da amizade e o amigo secreto, dentro do contexto da temática, além da avaliação da amarelinha. Ocorreu, também, o VIII Carnateca que aconteceu na praça da Brinquedoteca e foi palco de muita animação e alegria, onde os participantes receberam máscaras e adereços carnavalescos para alegrar ainda mais o momento.

No mês de março a sequência trabalhada foi,“Brincando com a magia do teatro”, com o tema: “No mundo mágico do faz-de-conta o teatro é nosso palco”, a temática teve o objetivo de vivenciar a magia das brincadeiras no mundo do faz de conta, tornando o ambiente lúdico e propício ao imaginário das crianças. Para desenvolvimento do conteúdo foi realizado roda de conversa, teatro e as brincadeiras: acertar o alvo, coelho sai da toca e hora do circo. Essas atividades foram realizadas nas escolas municipais com a parceria de professores, núcleo gestor e a Secretaria de Educação.

A Caravana da leitura em minha casa continua acontecendo nas sextas-feiras no espaço da brinquedoteca, onde são levados livros do acervo para serem levados às famílias para que as mesmas possam usufruir desse momento lúdico literário em casa. A Caravana vai para às casas mediante um sorteio lúdico que é feito no momento.

O município de Cruz tem a preocupação de estar desenvolvendo atividades para que a criançada possa interagir com os demais de forma a criar um ambiente de alegria e divertimento.