Prazo para comprovar ações do Selo UNICEF é adiado para 30 de junho

A Associação para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (APDMCE) informa que os prazos para comprovar as ações de validação do Selo UNICEF nos municípios foram prorrogados até o dia 30 de junho. A data inicial prevista era 31 de março.

De 6 a 15 de março, a comissão organizadora do Selo já havia feito uma pesquisa consultando os municípios participantes sobre a possibilidade de ampliar o prazo por 60 dias, proposta que foi acolhida por 96% das 1.283 respostas à enquete.

Entretanto, diante da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o prazo será estendido por 90 dias. Também estão suspensos os encontros presenciais do 6º Ciclo de Capacitação.

A coordenadora de implementação, Amélia Prudente, salienta que, apesar das dificuldades vivenciadas no País, as atividades devem ter continuidade, ainda que de forma remota. “Estamos passando por uma fase atípica na atual edição do Selo UNICEF. Eu vejo esses 90 dias como uma oportunidade a mais para que o plano municipal seja analisado de forma detalhada. E também para comparar com as ações já realizadas, não deixando de ver os documentos comprobatórios postados na plataforma”, ressaltou.

Amélia Prudente acrescenta que o momento deve ser utilizado como reflexão e fortalecimento das ações voltadas para crianças e adolescentes. “Os articuladores e a comissão intersetorial devem considerar que é um período a mais para oferecer políticas de qualidade a crianças e adolescentes”, pontuou.

A postagem dos documentos de comprovação deve ser feita pela Plataforma Crescendo Juntos (PCJ). Todas as informações estão sendo divulgadas nos portais do Selo UNICEF (selounicef.org.br/) e da APDMCE (apdmce.com.br), bem como nos grupos de mobilização e articulação do WhatsApp.