Portal reúne informações sobre desenvolvimento infantil

O Centre of Excellence for Early Childhood Development desenvolveu um portal sobre o desenvolvimento na primeira infância, traduzido para o português pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS – Brasil. A Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, como é conhecida, pode ser acessada no endereço http://www.enciclopedia-crianca.com/pt-pt/inicio.html

A Enciclopédia destina-se a formuladores de política, planejadores de serviços, profissionais e pais, e reúne artigos escritos por renomados especialistas internacionais sobre temas relacionados ao desenvolvimento psicossocial de crianças pequenas, desde a concepção até os 5 anos de idade, dividido em 39 temas. Cada um dos temas abordados é explorado sob três perspectivas: desenvolvimento, serviços e políticas. A Enciclopédia, publicada na internet, tem acesso livre e aberto. A versão em Português contará, inicialmente, com 33 temas.

Além disso, uma síntese de cada tema fornece, em formato simplificado, os pontos básicos que serão de grande utilidade para profissionais e planejadores. Essa síntese aborda três questões: Qual é a importância deste tema? Quais são os dados mais atualizados e mais conclusivos disponíveis sobre este tema? E o que pode ser feito para melhorar serviços, políticas e pesquisas?

Este valioso trabalho é uma contribuição para os países de língua portuguesa com o propósito de favorecer o desenvolvimento integral e a qualidade de vida das crianças e suas famílias, bem como de formular políticas públicas alinhadas com estas informações, que favoreçam os investimentos nos primeiros anos de vida.

Fonte: Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.