Políticas públicas para envelhecimento ativo e saudável no centro do debate

Uma tarde dedicada à discussão sobre políticas públicas que promovam o envelhecimento saudável e digno. Foi assim no seminário realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor).

O sentimento dos organizadores foi de alegria e entusiasmo por verem o auditório lotado com técnicos e gestores municipais vindos de 62 municípios cearenses, num total de 210 participantes interessados na temática e envolvidos.

O seminário foi organizado em três palestras: a primeira – O idoso e a construção do envelhecimento ativo e saudável – foi ministrado pela coordenadora do curso de pós graduação em gerontologia da Unifor, Elcyana Bezerra; a segunda, ministrada pelo promotor de justiça e professor da Escola Superior do Ministério Público, Alexandre de Oliveira Alcântara, foi sobre política pública intersetorial para proteção, defesa e garantia de direitos da pessoa idosa e a terceira, proferida por Maria Luciene Rolim Bezerra, secretária executiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará, sobre a política pública estadual para pessoa idosa.

Como os municípios estão tratando seus idosos, como estão se planejando para lidar com os envelhecentes, que políticas públicas podem ser construídas dentro da realidade dos municípios foram alguns dos temas debatidos.

Além disso foram informados os desdobramentos da parceria entre APDMCE e Unifor, um deles um curso de 120 horas, divido em 4 etapas entre momentos presenciais e à distância, destinado aos municípios associados. A primeira etapa será em maio. Cada município poderá inscrever dois técnicos e ao final, como resultado do curso, será construído o plano municipal de política pública para pessoa idosa, observando as especificidades de cada município.

Ao longo do curso os participantes desenvolverão nos municípios atividades que subsidiarão a elaboração do Plano, o que tornará o processo participativo e dentro da realidade de cada lugar. Acompanhe o site da APDMCE e saiba mais informações sobre cada etapa do curso.

0 Comments