Junte-se a nós! Chega de trabalho infantil

A Associação Cidade Escola Aprendiz, o Ministério Público do Trabalho e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) lançaram no dia 26 de setembro a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil na internet.

Formada por um site (http://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/), página de Facebook (chegadetrabalhoinfantil) e canal de youtube (chegadetrabalhoinfantil), a iniciativa tem o objetivo de disseminar informações relevantes sobre o tema por meio de campanhas, reportagens, colunas e materiais de apoio. O intuito é articular atores estratégicos, engajar a sociedade em torno da questão e influenciar políticas públicas (advocacy) que contribuam com o fim do trabalho infantil.

Com as ferramentas na internet, os organizadores pretendem contribuir na formação e informação dos agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, autoridades e sociedade civil.

No Brasil, há 3,3 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho. Eles estão na lavoura, no comércio informal, nas ruas como malabares, vendedores de bala, nos lixões e nas carvoarias.

É preciso proteger crianças e adolescentes dessas condições e fazer valer os direitos de estudar, aprender e brincar livremente. Peteca simboliza o lúdico e o brincar, um dos direitos fundamentais subtraídos da criança explorada pelo trabalho. Também representa o desafio de unir todos na luta contra o trabalho infantil, como acontece na modalidade esportiva que traz esse nome: jogo que se joga com muitas mãos. Aqui, buscamos unir as mãos da comunicação, do sistema de Justiça, da assistência social, da educação, da saúde, dos conselhos, da sociedade civil, dos adolescentes e jovens, das famílias, dentre tantas outras, para acabar com o trabalho infantil.

Acesse, divulgue, curta e compartilhe. E mais do que isso: não permita o trabalho infantil em seu município! Denuncie!