Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza lançam projeto “Praia Acessível” na Praia de Iracema

Na manhã de hoje (31) presidente da APDMCE, Jô farias, esteve presente no lançamento do Projeto “Praia Acessível”. O objetivo do Projeto é promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias, e até mesmo, possibilitar que cadeirantes tenham mais autonomia para tomar banho de mar.

A iniciativa oferecerá espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso deste público ao mar. O local ainda contará com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível, cadeiras anfíbias – poltronas flutuantes na água e que não afundam na areia – para banho de mar assistido, além de um corredor de acesso à praia e itens de segurança. O projeto funcionará de quarta a domingo, de 9h às 14h, e, no período de alta estação (janeiro, julho e dezembro) será realizado de segunda a segunda. O investimento realizado pelo Governo do Estado em equipamentos é de aproximadamente R$ 400 mil. Já a Prefeitura será responsável pela infraestrutura e logística.

A Presidente da APDMCE destaca que o Projeto “Praia Acessível” é um grande avanço e beneficiará muitas pessoas. “O espaço é aberto e bastante convidativo, propiciando autonomia e liberdade com segurança às pessoas portadoras de deficiências física”, ressaltou Jô Farias.

O “Praia Acessível” beneficiará muitos cearenses. Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são 2.340.150 pessoas com deficiência no Ceará, sendo 27,69% da população residente no Estado que possui algum tipo de deficiência. Ainda de acordo com a pesquisa, existem quase 840 mil idosos, o que representa 10% da população cearense.

Estiveram presentes no lançamento do “Praia acessível” o Governador do Estado Camilo Santana, a Primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, o Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, e a Primeira-dama de Fortaleza, Carolina Cunha.

0 Comments