Formação sobre oralidade e mediação de leitura com os/as coordenadores dos Projetos Eu Sou Cidadão-Amigos da Leitura e Ceará Cresce Brincando

Realizamos no último dia 27 uma atividade recheada de alegria, encantos e aprendizados: a formação sobre oralidade e mediação de leitura com os/as coordenadores dos Projetos Eu Sou Cidadão-Amigos da Leitura e Ceará Cresce Brincando de 34 municípios, com mediação de Tâmara Bezerra (escritora, pesquisadora e professora universitária), em Fortaleza.

A formação integrou a IV Etapa do Mundo da Leitura, Leitura de Mundo, que será toda voltada para dinamização de acervo literário através da contação de história, tendo como ferramenta o acervo do projeto Eu sou Cidadão. Após esse momento presencial, os coordenadores vão trabalhar com crianças e adolescentes, estimulando o protagonismo na leitura e oralidade.

Em sua oficina, Tâmara abordou a temática da narração de histórias a partir de diferentes perspectivas: dese como nasce um contador de histórias a como preparar o ato de contá-las, passando pelo que chamou de “fios” que devem ser traçados pelo narrador: a busca, a partilha e o preparo. Ela abordou ainda os tipos de narradores (oral, da tradição, profissional, urbano e do cotidiano).

Os participantes receberam dicas valiosas, como a atenção ao público ouvinte (quantidade, faixa etária…), o uso ou não de fantasias/adereços, cenário ou local da apresentação, uso ou não de microfone e, principalmente, o trabalho com o texto – marcações, pausas, tom de voz, expressões faciais e gestos.

Municípios participantes: Limoeiro do Norte, Várzea Alegre, Jaguaribe, Itaiçaba, Reriutaba, Alto Santo, Maracanaú, Tianguá, Piquet Carneiro, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Barroquinha, Fortim, Senador Pompeu, Forquilha, Salitre, Pacatuba, Ocara, Tejuçuoca, Barreira, Quixeré, Quixeramobim, Boa viagem, Acopiara, Guaiuba, Jucás, Maranguape, Cruz, Cascavel, Pindoretama, Horizonte, Pedra Branca, Pacajus e Barbalha.