Envelhecimento Cidadão em pauta

O município de Horizonte sediou O primeiro encontro regional do projeto “Caminhos para o Envelhecimento Cidadão no Ceará”, realizado no último dia 2 de agosto.
As palestras e oficinas temáticas formativas que acontecem nos encontros regionais, voltadas a técnicos e gestores municipais, têm por objetivo fomentar a criação e o fortalecimento dos Fundos e dos Conselhos Municipais dos Direitos dos Idosos nos municípios cearenses.

A palestra de abertura abordou os avanços e desafios do Estatuto do Idoso nesses 15 anos desde sua criação. Já as oficinas abordaram três temas: “Conselhos Municipais e aspectos importantes para operacionalização dos fundos”; “Criação e implementação do fundo municipal para a pessoa idosa” e “Regularização de sustentabilidade das organizações da sociedade civil”.

Esse foi o primeiro de uma série de encontros regionais que serão realizados até 2019. O próximo será no município de Russas, dia 22 de agosto.

O Projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) e do Centro de Apoio Operacional das Organizações da Sociedade Civil, Cível e do Consumidor (CAOSCC), com parceiros, entre eles a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), que possui expertise na área da defesa dos direitos da pessoa idosa. A APDMCE desenvolve o projeto “O Idoso e a Construção do Envelhecimento Ativo e Saudável” e tem assento no Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.