Encontro Estadual discute Políticas para a Pessoa Idosa

A Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) realizou ontem (12), no auditório da Aprece, em Fortaleza, o Encontro Estadual sobre Políticas para a Pessoa Idosa. O objetivo foi nivelar as informações sobre a Política no Estado e nos municípios e estimular os municípios a discutirem as potencialidades e desafios locais.

O encontro contou com explanações e orientações práticas para o trabalho pela implementação das políticas para a pessoa idosa. Os municípios presentes foram divididos por macroregião, no total de oito. Cada grupo voltará a se reunir para sistematizar as informações que serão levantadas em cada um dos municípios daquela macroregião.

A orientação é para que os representantes municipais identifiquem potencialidades e desafios locais nos seguintes eixos: Conselho e Fundo Municipal da Pessoa Idosa; Rede de atendimento para a pessoa idosa na saúde, na assistência social, na educação, na cultura, rede de atendimento previdenciário e rede de atendimento em ILPI, centro dia e família acolhedora.

As sistematizações por sua vez serão enviadas à APDMCE que elaborará um documento para servir como balizador para os planos estadual e municipais da pessoa idosa. O documento será apresentado em novo encontro, reunindo o mesmo público do Encontro Estadual.

Participantes – Os representantes dos 76 municípios presentes puderam trocar experiências e ouvir os convidados sobre o tema Políticas Estadual e Municipais para a Pessoa Idosa, abordado pelos seguintes palestrantes: a Presidente da APDMCE, Sônia Fortaleza; o Consultor em Saúde da APRECE, o médico João Ananias; o dep. estadual Nezinho Farias, Presidente da Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; a Secretária Executiva de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Lia Ferreira Gomes; o Promotor de Justiça e Coordenador do CAOCidadania do Ministério Público do Ceará, Hugo Porto; o Presidente do Conselho Estadual do Idoso – CEDI CE e membro do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Rhafael Castelo Branco; a Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE, Lúcia Helena Carvalho Furtado Leite; a Vice Presidente do Colegiado dos Gestores Municipais da Assistência Social – COEGEMAS-CE, Vanda Anselmo; e a Assistente Social do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Mariana Pinheiro Pessoa de Andrade.

Pessoa idosa em pauta – Desde 2004, a Associação realiza o Programa “O Idoso e a Construção do Envelhecimento Ativo e Saudável”, que contribui para a busca de novos caminhos e consolidação de uma nova forma de ver e de lidar com o envelhecimento. O programa já percorreu diversos municípios e seguirá com suas atividades em 2019.