Distrito de Forquilha recebe biblioteca do Estação da Leitura, executado pela APDMCE e Fundação Deusmar Queirós

“Quem não lê, não vê, não pensa”. Foi assim que Francisco Maciel, Presidente da Associação São Joaquim, recebeu a nova biblioteca do Projeto Estação da Leitura, instalada na entidade na qual preside e que irá atender cerca de 1.500 pessoas do distrito de Salgado dos Mendes, a 15 km da sede do município de Forquilha, região Norte do Estado.

A inauguração aconteceu no último dia 18 de fevereiro e contou com a participação de inúmeras crianças, que já puderam brincar e conhecer de perto o espaço dedicado a despertar o prazer da leitura e do universo dos livros de história.

Jô Farias, Presidente da APDMCE, que acompanhou de perto a inauguração, ressaltou a importância do Estação da Leitura trabalhar de maneira intersetorial com outros projetos da APDMCE que já acontecem no município, como o Eu Sou Cidadão, também de incentivo à leitura, e O Ceará Cresce Brincando, de fortalecimento da cultura do brincar.

Já a Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Forquilha, Guida Prado, ressaltou o trabalho comprometido da APDMCE: “todos os projetos vindos da APDMCE são sempre muito bem planejados, e vem para ajudar o município a se desenvolver. Por isso devemos ter compromisso e dar toda a estrutura para o bom funcionamento deles”.

Atualmente, o projeto, idealizado pela Fundação Deusmar Queirós e executado pela APDMCE, já está em mais de 70 municípios cearenses. Cada biblioteca inaugurada conta com um Agente da Leitura, pessoa da comunidade capacitada exclusivamente para o trabalho de dinamização do acervo literário, que é dividido por faixa etária: até 7 anos; de 8 a 10 anos; de 10 a 12 anos.