Direitos da Pessoa Idosa debatidos com Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa

O próximo dia 15 marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para discutir assuntos relacionados à pauta da pessoa idosa, a APDMCE – juntamente com integrantes do Conselho Estadual dos Direitos do idoso (Cedi/CE), da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para o Idoso e Pessoa com Deficiência (Copid) e do Fórum Cearense de Políticas do idoso (Focepi) – esteve reunida na última sexta-feira com o Dep. Renato Roseno, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará.

A pauta incluiu a apresentação dos dados do Projeto Caminhos para o Envelhecimento Cidadão; ações da Campanha do dia 15 de Junho e solicitação de apoio para a Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que deve ser realizada nos dias 8 e 9 de agosto, com o tema “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Entre os encaminhamentos, ficou agendada Audiência Pública sobre a Violação dos Direitos da Pessoa Idosa, para o dia 18 de junho, e o uso da tribuna da Assembleia pelo Deputado, no dia 14, alertando para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

Sobre o 15 de junho

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

É importante que a data seja trabalhada pelos municípios, em um grande movimento de sensibilização pela causa e o respeito aos idosos.