APDMCE participa de lançamento de novos cursos da SPS sobre política de prevenção às drogas

A presidente da APDMCE, Sônia Fortaleza, participou na tarde da última terça-feira (6) do lançamento da segunda edição do curso online “Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas em diversos contextos” e a primeira Capacitação para Conselheiros de Políticas sobre Drogas, uma iniciativa da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

O encontro contou com a participação da titular da Pasta, Socorro França, da secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques, dentre outras autoridades.

No encontro, Sônia Fortaleza ressaltou a importância dos conselhos municipais de prevenção de drogas e da intersetorialidade para garantir a integração entre os diferentes órgãos. “Fico muito feliz e já tinha externado sobre o anseio que os municípios tinham de trazer essa temática para os nossos municípios. O que a gente precisava era de alguém com um olhar presente, e a secretária Rachel (Marques) trouxe esse olhar mais atento para que criássemos políticas dentro da estrutura que os municípios já possuem”, enfatizou, acrescentando sobre o trabalho de prevenção e informação dos conselhos municipais.

Os cursos são direcionados a profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Pública, líderes comunitários, conselheiros estaduais e municipais e demais pessoas envolvidas na temática, com carga horária de 40 horas e prazo para conclusão até 14 de dezembro. 

“A segunda edição dessa formação vem após o grande sucesso da primeira turma. As vagas foram preenchidas em uma velocidade muito maior que nossas expectativas. Ao mesmo tempo que comemoramos o sucesso, identificamos a necessidade de mais formações para o público que cuida de uma temática tão complexa que é a política sobre drogas”, aponta a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques. 

Os cursos abordarão o fortalecimento da rede de atenção e de apoio local, comunitária e intersetorial; proporcionarão subsídios e informações atualizadas sobre os problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, e difundirão o conhecimento de ações de prevenção são os objetivos gerais dos dois cursos. No curso voltado para conselheiros, haverá material voltado para as políticas e entidades que lidam com ações comunitárias sobre drogas, com contextualização histórica, de formação, estrutura, competências e desafios dos Conselhos no Ceará e no Brasil. 

(Com informações da SPS)