APDMCE participa de capacitação do Selo UNICEF sobre projeto para contenção da Covid-19

O município cearense de Cruz é um dos quatro do Brasil selecionados para a iniciativa, que visa reduzir a transmissão do vírus e garantir a continuidade dos serviços na saúde primária

A equipe da APDMCE participou nesta terça-feira (6) de capacitação do UNICEF sobre a implementação de projeto-piloto para desenvolver estratégias de prevenção à Covid-19 nas unidades básicas de saúde, garantindo a continuidade de serviços essenciais à população de maneira segura. O município de Cruz é um dos quatro escolhidos no País para executar a iniciativa, ao lado de Riacho das Almas (PE), Coari (AM) e Gurupá (Pará).

O primeiro momento foi de sensibilização aos técnicos e gestores municipais. É o que explica Marta Litwinczik, coordenadora de Wash do UNICEF, que trata de questões relacionadas à água, saneamento básico e higiene dentro do contexto global. “A iniciativa tem foco na prevenção de controle de infecções, faz parte da estratégia do UNICEF para a Covid-19. A ideia é que a gente possa ter centros de saúde, de assistência social e escolas reabertos nos municípios de forma segura”, aponta.

O projeto foca em dois eixos principais: a comunicação do risco e envolvimento da comunidade e a prevenção e controle de infecções das unidades de saúde. A fase inicial será de análise da situação de cada município com a aplicação de um questionário para identificar gargalos das unidades, tanto da área urbana como rural, incluindo questões sobre água, descarte de resíduos, gestão de saúde, limpeza do ambiente, dentre outros. O UNICEF também vai ofertar um curso para os coordenadores e supervisores da saúde primária.

“Será um treinamento bem técnico para a área da saúde. É voltado prioritariamente para a Secretaria Municipal de Saúde, o diretor da Atenção Básica e, se for possível, para coordenadores das unidades de saúde”, detalha a chefe da área da Saúde do UNICEF, Cristina Albuquerque. “A nossa intenção é apoiar os municípios”, complementa.

O articulador do Selo UNICEF de Cruz, Evaldo Vasconcelos, aponta a responsabilidade do municípios na prevenção à Covid-19. “Assim como todas as iniciativas do UNICEF, Cruz espera mostrar para o projeto como vem cuidando da saúde de nossas crianças e adolescentes, investindo com compromisso e responsabilidade na infraestrutura das escolas e unidades básicas de saúde por meio de reformas constantes, disponibilizando água tratada e em quantidade suficiente”, diz.

A equipe da APDMCE foi representada na reunião pela coordenadora de implementação do Selo UNICEF no Ceará, Amélia Prudente, e pelo mobilizador de adolescentes Nilson Silva.