APDMCE firma parceria com SESC em projeto com idosos

Aliar a expertise em planejamento da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) com a experiência e a vivência dos idosos voluntários do SESC. Foi com esse objetivo que o SESC Ceará firmou parceria com a APDMCE, para uma capacitação de dois dias com um grupo de 54 idosos que atuam como multiplicadores do programa Cidadania Ativa, do SESC, nas suas comunidades.

A capacitação foi realizada nos dias 3 e 4 de agosto, com conteúdo voltado para temas como gestão por resultado, definição de papéis e responsabilidades, organização de atividades conforme o público atendido, finalizando com a elaboração de um instrumental para planejamento e organização de atividades comunitárias.

Para Marcelha Pinheiro, assessora jurídica da APDMCE – que ministrou o curso junto com Luciana Marinho, assistente social da Associação – o curso foi muito produtivo para ambas as partes: “Foi um momento rico de trocas, de aprendizados. Nós, com nossa experiência em planejamento e eles com a vivência prática das comunidades. Levamos novas estratégias, novas metodologias de avaliação que podem ajudar a identificar as competências e potencialidades dos voluntários e as lideranças nas comunidades. Tudo isso reflete nos resultados das ações deles”.

Os idosos voluntários do programa Cidadania Ativa atuam nas comunidades do Papicu, Joaquim Távora, Monte Castelo, Henrique Jorge e Bom Jardim.