APDMCE firma parceria com organização Comunicação e Cultura no combate ao bullyng

O bullying infelizmente é uma forma de violência cada vez mais presente nas escolas em todo mundo. Alguns países, no entanto, têm desenvolvido e aplicado metodologias que combatem essa prática e que são bem sucedidas, a exemplo da Finlândia, cujo modelo tem sido adotado em escolas do município de Horizonte desde 2004 pela organização Comunicação e Cultura. O programa, chamado Turma Legal, baseia-se em formação integral propondo-se a desenvolver a capacidade de empatia e cooperação entre crianças do 1º ao 5º ano, devendo incluir no futuro também a educação infantil.

Pensando em levar essa metodologia a todos os municípios Cearenses, a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) firmou parceria com o Comunicação e Cultura, através do programa Eu Sou Cidadão. A adesão dos profissionais de educação é individual e pode ser feita até 18 de fevereiro, no site do programa empatianaescola.org.br ou pelo e-mail turmalegal@comcultura.org.br. As comunicações devem ser copiadas à APDMCE pelo email apdmce@apdmce.com.br. Podem participar tanto professores de escolas públicas da educação formal como profissionais regentes de educação não formal que atua em atividades e projetos do município ou de organizações sociais.

Feita a inscrição, os professores e educadores receberão os encaminhamentos pertinentes.

As atividades iniciam depois do carnaval, após o encerramento das inscrições.

A participação de cada inscrito será acompanhada individualmente. Os resultados serão retornados aos responsáveis nas Secretarias de Educação e às Primeiras Damas dos municípios participantes.

Não fique de fora!

Quer saber mais sobre o Comunicação e Cultura? Acesse www.comcultura.org.br.