APDMCE apresenta aos municípios conveniados agenda anual de atividades

A diretoria da Associação para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (APDMCE) recebeu, na manhã desta segunda-feira (17), representantes dos municípios conveniados para a primeira reunião do ano, ocasião em que a presidente da instituição, Sônia Fortaleza, apresentou o balanço das ações do ano de 2019 e expôs o calendário de atividades para 2020. “2019 foi um ano de muitos aprendizados, apesar das dificuldades financeiras que enfrentamos”, salientou a primeira-dama do município de Várzea Alegre.

Sônia Fortaleza convidou os representantes dos municípios a reforçar a luta pelo desenvolvimento local. “A gente precisa fazer o melhor pelo lugar onde a gente vive”, resumiu, detalhando o projeto-piloto de uma horta orgânica desenvolvida por ela para oferecer ocupação e renda aos idosos da cidade.

Integrante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Lucila Bomfim ministrou a palestra “Gerontomotricidade – A motricidade humana”, explanando sobre a importância da transdisciplinaridade na elaboração de projetos para idosos. “Os municípios não vão ter gastos com isso, e os técnicos já estão lá”, destacou a especialista, acrescentando que os cursos ofertados aos profissionais que trabalharão com a temática são teórico-práticos.

Conselheira estadual dos direitos do idoso no Ceará (CEDI), Amélia Prudente informou que a APDMCE vai ofertar capacitações aos conselhos de idosos dos municípios em março e maio com apoio do fundo estadual do idoso.

A titular da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), Guirlanda Ponte, apresentou os projetos da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) voltados a aposentados e pensionistas do Estado. São oferecidos pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) do Governo do Estado cursos de capacitação e geração de renda, além de projetos especiais, como Trocando de Mãos e Rever Amigos.

Também foram divulgados aos municípios conveniados os novos parceiros, entre os quais a Fundação Ulysses Guimarães, representada no encontro pelo assistente social Eron Narciso. Ele colocou a instituição à disposição dos municípios para ministrar cursos in loco para os servidores técnico-administrativos e citou iniciativas da Fundação, como o curso “Mulheres em Movimento”, que visa a refletir sobre temáticas como discriminação, violência, trabalho, educação, saúde e política e incentivar o empoderamento feminino.

Além da Fundação Ulysses Guimarães, passam a fazer parceria com a APDMCE a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. 

A secretária executiva da APDMCE, Suellem Fortaleza, lembrou a relevância de iniciativas das quais a instituição é parceira, como o Vidas Preservadas, projeto do Ministério Público Estadual na prevenção de homicídios, salientando a importância da adesão dos municípios a programas dessa natureza. Já a tesoureira da APDMCE, Vânia Dutra, incentivou os municípios a fortalecer a Rádio Escola, liderada pelos jovens do projeto Eu sou Cidadão. Ao fim da reunião, foram homenageadas as primeiras-damas aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro.  

Programação para o ano de 2020:

Março: Curso oferecido pela Apae Ceará do programa Ceará Cidadão.

Abril: Quintais de Arte, Cultura e Lazer para a pessoa idosa – serão realizados dois encontros regionais tendo como cidades-sede Pindoretama e Hidrolândia. 

Maio: Capacitação para conselhos municipais do direito da pessoa idosa no Ceará – serão organizados encontros regionais sediados em Fortaleza e Barbalha.

Agosto: Curso Gerontomotricidade – serão formadas duas turmas em Fortaleza com carga horária de 60h/aula.