AGENDA DE CAPACITAÇÃO DOS MESES DE MARÇO, ABRIL E MAIO

A INSTITUIÇÃO

A Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), fundada desde 1987, tem como missão “Inspirar e contribuir para o desenvolvimento dos municípios cearenses através da capacitação e da formação dos diversos atores sociais, culturais e ambientais”. Como resultado desse trabalho, a APDMCE conquistou confiança e uma imagem sólida junto aos municípios, instituições do terceiro setor e entidades públicas.

AGENDA DE CAPACITAÇÃO DOS MESES DE MARÇO, ABRIL E MAIO

O Ceará Cidadão é um dos programas desenvolvidos pela APDMCE e tem como objetivo proporcionar o trabalho intersetorial entre os setores da administração municipal e da sociedade civil organizada, através da permanente capacitação do corpo técnico das administrações municipais e das ONG’s, além de dinamizar e modernizar o atendimento, com base na humanização e no desenvolvimento sustentável.

O Projeto eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura representa uma iniciativa transformadora para milhares de crianças e adolescentes. Foi lançado em 2002 com o intuito de despertar nos jovens o prazer pela leitura. Hoje, após 15 anos de atividades se tornou uma importante ferramenta que contribui com a formação cidadã e o protagonismo desses jovens cearenses. A base do projeto está no lançamento de livros que abordam temáticas sociais como a gravidez na adolescência, o convívio com o semiárido, o respeito às diferenças, a preservação do patrimônio público, entre outros. No projeto o livro e a leitura, bem como os diversos meios de expressão cultural, educacional e de assistência social são utilizados como instrumento para discussão de fatos e temas do cotidiano social, familiar, comunitário no município.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Todos os municípios associados à APDMCE podem participar do referido projeto que é realizado de forma permanente junto às famílias e as comunidades.
  • A Gestão do município decide a qual secretaria ele será vinculado e indica o Coordenador (a) Municipal do Projeto eu sou Cidadão. O Coordenador será capacitado

pela APDMCE para fazer a dinamização das atividades, tendo como ferramenta livros literários e temáticos que serão entregues gratuitamente ao município.

O Idoso e a Construção do Envelhecimento Saudável, programa lançado desde 2004, tem como objetivo principal fomentar e apoiar a implantação do “Sistema Municipal de Políticas para Pessoa Idosa” nos municípios do Estado do Ceará. Faz-se necessário despertar nos gestores municipais, profissionais, dirigentes de grupos de idosos, igrejas e nos próprios idosos a perspectiva de que o envelhecimento deve ser uma construção ao longo do tempo e que é possível estimular o crescimento ao idoso, mesmo estando em pleno processo de envelhecimento.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Os Municípios precisam se preparar para responder às exigências e as demandas da pessoa idosa. Para tanto, devem criar e implementar o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e elaborar o Plano Municipal de Políticas para o Idoso.

O Município deve encaminhar os dados do Profissional da Coordenação da Proteção Social Básica ou o Técnico de Referência da Política da Pessoa Idosa.