Adolescente de Esperantina-PJ reúne Gestores Escolares para criar Comitê Municipal De Prevenção ao Trabalho Infantil.

Gestores de 37 escolas do Município de Esperantina-PI se reuniram nesta terça-feira (5 de fevereiro) para tratar da criação do Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Comapeti). A Secretaria Municipal de Educação de Esperantina se comprometeu a apoiar a realização do encontro de criação do Comapeti. A proposta é que cada escola eleja dois representantes (um menino e menina) para o comitê municipal.

A iniciativa partiu da adolescente Iziane Silva dos Santos (14), aluna do 9º na Escola Municipal Umbelino Rebelo. A adolescente representa Esperantina no Comitê Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Ceapeti-PI), criado no dia 6 de junho de 2018, em Teresina, por ocasião do primeiro Encontro Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Piauí – Epapeti. No dia 18 de janeiro ela voltou a Teresina, acompanhada da Professora Cleomar, para participar uma videoconferência com adolescentes do Comitê Nacional (Conapeti) e dos comitês estaduais (Ceapeti) para planejamento das atividades de 2019. Uma das atividades programadas no evento foi criação de comitês municipais.

Ao retornar ao seu Município, a adolescente procurou a Secretária Municipal de Educação Município, Elisabete Silva Aguiar e apresentou a proposta de criação do comitê, tendo solicitado a reunião com os gestores escolares, no que foi prontamente atendida. “O que me motivou a tomar essa iniciativa foi a vontade te tirar crianças e adolescentes do meio das ruas e colocá-los nas escolas”, declarou Iziane. O próximo passo será realizar o encontro e criar o comitê municipal (Comapeti), o que está previsto para acontecer logo após o início do ano letivo