2º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Juazeiro do Norte/CE

No dia 15 de maio os municípios do polo de Juazeiro do Norte/CE participarem do 2º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF.

Como parte da programação, o dia começou com a apresentação dos troféus de edições passadas, quando cada pessoa que conduziu – adolescentes e articuladores – teve a oportunidade de falar sobre temas que importam aos municípios e às suas vidas, como saúde, participação, segurança pública e educação.

Já o coordenador do escritório do UNICEF no Ceará, Rui Aguiar, mostrou a evolução dos desafios ao longo das edições. “Um pouco antes da edição do ano 2000, em 1996, só 60% das crianças estavam na escola e a gente foi gradativamente trabalhando até chegar à edição passada, com 97% das crianças matriculadas. Mas ainda têm 3% fora e precisamos chegar nesses”.

Os participantes foram divididos em 4 grupos, a partir dos públicos trabalhados no Selo UNICEF: crianças e adolescentes excluídos, vulneráveis, vítimas de violência extrema e cidadãos engajados. Eles receberam orientações e tiraram dúvidas sobre o agrupamento dos municípios, a preparação do 1º Fórum Comunitário e os Desafios que os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) devem cumprir até 2020.

Parcerias – Representantes do Ministério Público do Trabalho e das Coordenadorias Especiais de Políticas Públicas de Juventude e de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado do Ceará participaram do encontro e contribuiram na condução dos trabalhos nos grupos.